Entrar:
 Salvar
19.04.2009


A dieta do leite nem é tão nova assim. Foi lançada em 2000 quando o pesquisador Michael Zemel, chefe de departamento e diretor de Nutrição do Instituto de Nutrição da Universidade do Tennessee, EUA, comprovou que pessoas submetidas a dietas de restrição de calorias, mas que ingerem grandes quantidades de leite e laticínios, perdem em média 69% a mais de gordura corporal do que aquelas que não consomem.

 

Qual a explicação científica para isso? Segundo dados da pesquisa, o culpado de tudo é o cálcio, aquele que faz um bem danado pros nossos ossos e dentes, lembra? Pois é, descobriu-se que uma dieta com muitos laticínios, conseqüentemente rica em cálcio, faz com que as células do nosso organismo armazenem menos gordura, além de aumentar a atividade daquelas que queimam as gordurinhas. Isso porque uma boa quantidade de cálcio no sangue é como um sinal que avisa as nossas células para deixarem de armazenar e começarem a queimar

Parece milagre? Zemel afirma na pesquisa que isso ocorre porque uma boa quantidade de cálcio no sangue é como um sinal que avisa às nossas células para deixarem de armazenar e começarem a queimar. “Isso não significa que as pessoas podem comer tudo que quiserem e pensar que nada vai acontecer só porque está tomando alguns copos de leite. Mas acho que cortar calorias sem incluir laticínios na dieta é um erro”, afirma o pesquisador.

 

Você deve estar pensando: já que o cálcio é o grande segredo da dieta, porque não comprar pílulas de cálcio, que não tem calorias? A nutricionista Luciana Coppini defende o leite. “Os laticínios são também ricos em fósforo e vitaminas D e A e têm proteínas de alto valor biológico. São importantes para o crescimento e desenvolvimento de crianças e para a formação e manutenção dos nossos ossos por toda a nossa vida, por isso a troca nem sempre é vantajosa”, afirma.

 

Como em toda dieta da moda, que surgem prometendo eliminar milagrosamente os quilinhos a mais que atormentam 9 em cada 10 mulheres, é bom tomar alguns cuidados. “Estas dietas podem até promover uma perda de peso rápida, no entanto não sabemos os resultados em longo prazo, porque são muito restritivas e às vezes eliminam fontes de nutrientes importantes para o organismo”, afirma Luciana.

 

O ideal é fazer um cardápio balanceado, com frutas, legumes, verduras e saladas, cereais integrais, fontes de proteínas e incluir três ou quatro porções de laticínios. Evite cream cheese e creme de leite, que apesar de serem da mesma família, são grandes fontes de gordura e pobres em cálcio. Dê preferência aos laticínios magros como leite e iogurtes desnatados e queijos e requeijões nas versões light. 

 

Inclua em sua dieta:

Leite desnatado

Queijo magro

Requeijão light

Iogurtes desnatados

 

Evite:

Cream cheese

Creme de leite

Sorvete

postado por smmerces, às 10:02

Compartilhe:
 Rating
Comentários
Envie seu comentário:
Restam: 1500 caracteres
Nome:
E-mail:
Seu e-mail será visto apenas pelo dono do blog.
CAPTCHA

Quais destas letras são VOGAIS?

 
Meu perfil
Sobre o blog
» Avaliação

» Comentários (144)

» Colaboradores (0)

» Criar widget deste blog

Arquivo de posts
JAN
FEV
MAR
ABR
MAI
JUN
JUL
AGO
SET
OUT
NOV
DEZ
RSS
RSS
Busca no blog
Meus links
Frase do dia


"Uma atitude positiva pode não resolver

todos os seus problemas, mas ela irá incomodar
uma quantidade suficiente de pessoas
para valer o esforço."
( Herm Albright )

Minhas tags

Atualmente não há categorias

Parceiros

Não há parceiros cadastrados.

Widgets
Gostou deste blog?
Meus links 2
Meus links 3
Meus links 4
Widgets 2

Não há widgets cadastrados.

Widgets 3

Não há widgets cadastrados.

Termos e Condições | Política de privacidade | Fale conosco

Copyright © 2008, Abril Digital - Todos os direitos reservados